- Roman graphique
- One shot
- 2
- 90823
- Autre
- Portugais
- Discuter de la série dans les forums
Desde pequeno, conviveu com as memórias da mãe, "A minha mãe chegou a França há mais de 40 anos e sempre teve muita saudade do país, da família, então transmitiu-nos a cultura brasileira a mim e às minhas irmãs assim como a língua".
É a partir das suas próprias experiências, que Matthias criou um universo de lembranças fundamentais para o livro.
Chumbo é a crónica do Brasil nos “anos de chumbo”. A história trata da ditadura militar instalada no Brasil em 1964 a partir do olhar de uma família.
Proprietário de uma mineradora, o patriarca inspirado numa versão fantasiada do avô do autor protagoniza a primeira parte do livro, que se passa nos tempos de Getúlio Vargas. Industrial poderoso, Oswaldo Wallace transita com certa arrogância pela aristocracia mineira. É um período de conspirações tenentistas, paranoias comunistas e um autoritarismo contraditório.
Dos cinco filhos da família Wallace, Lehmann escolhe seguir a vida dos dois irmãos, Ramires e Severino, de 1937 até 2003. "Severino, jornalista e depois escritor, era comunista durante a ditadura. Já Ramires, ao contrário, é reacionário, próximo dos militares", explica o autor. "Como a história acontece em Belo Horizonte, você acompanha a evolução da cidade e da sociedade, passando pela ditadura".