- Biographie
- One shot
- 1
- 89326
- Europe
- Portugais
- Discuter de la série dans les forums
Em Nas suas mãos, a vencedora do prémio Goncourt junta-se a Clément Oubrerie, ilustrador com várias obras premiadas e vencedor de um César para melhor animação, para dar a conhecer a vida de Suzanne Noël, feminista convicta que desafiou todas as normas da época e sacrificou a vida familiar para devolver a qualidade de vida e a autoestima aos seus pacientes – muitos deles, deformados durante a II Guerra Mundial.
Feminista convicta, Suzanne Nöel foi uma brilhante estudante de Medicina e uma pioneira da cirugia estética e reconstrutiva, especialidade considerada perigosa e desnecessária pela comunidade médica do início do século XX. Tendo-se apercebido de que a cirurgia plástica poderia constituir um instrumento valioso e útil para a emancipação da mulher, Suzanne Noël decidiu dar um contributo essencial nesse campo incipiente.
Através da cirurgia, conseguiu corrigir sinais de envelhecimento e de doença, mas também os resultantes de condições de vida difíceis e precárias. Durante a Primeira Guerra Mundial, desenvolveu igualmente técnicas cirúrgicas revolucionárias em veteranos de guerra desfigurados, devolvendo-lhes a dignidade.
Suzanne Noël não só enfrentou os preconceitos do seu tempo como lutou incessantemente pelo direito de voto das mulheres, pela sua independência e pelo reconhecimento do seu trabalho como cirurgiã plástica, tornando-se uma celebridade no seu país e no mundo inteiro.