- Chronique sociale
- One shot
- 1
- 75131
- Europe
- Portugais
- Discuter de la série dans les forums
O ponto de partida de Alguns dias com um mentiroso é uma semana de férias de cinco amigos, agora trintões, para recordar os (bons velhos) tempos em que a liberdade era total, sem famílias, nem empregos, nem responsabilidades. Férias que mais do que tempo de recordar, se tornam numa reflexão, quase sempre desiludida, sobre aquilo em que a vida transformou os sonhos ("nós crescemos; não vamos viver toda a vida como adolescentes") que a juventude acarinhou.
Ao longo dos oito dias/capítulos que dura a experiência, a proximidade força a revelar os traços fortes do carácter de cada um, os defeitos, as qualidades, os desejos, os recalcamentos.
Mas há mais, pois um deles não conta (toda) a verdade; o único que mantém ainda o espírito da juventude, o único que recorda uma antiga aposta que quer ganhar para provar que (também) é capaz de ser alguém, mesmo que não tenha conseguido "vencer na vida", o que é agora (triste) sinónimo de casar, ter filhos ou um emprego das nove às seis...
Uma semana em conjunto que, nalguns casos, permite (voltar a) soltar amarras e partir ao encontro da liberdade (antes) sonhada, ainda que haja um abismo entre os sonhos de agora e de então...
Fica pelo menos essa esperança, assim o deixe a implacabilidade da vida em sociedade pouco dada a diferenças e independências.